Por que devo comprar pela internet? Quais são as vantagens?

04/01/2023

Dezembro chegou e, com isso, as festas de fim de ano estão cada vez mais próximas. Para muitos, isso significa muita paz, alegria e diversão, pois são nessas datas comemorativas que a família inteira se reúne para matar a saudade acumulada durante todo o ano. Para outros, essa época significa férias e descanso do ano corrido que tiveram. Porém, para praticamente todos, todas essas coisas positivas vem junto de uma um pouco menos positiva: as compras de Natal.

Pepila Moda Infantil

Com tanta gente para presentear e tantas lembrancinhas para comprar, algumas pessoas acabam se perdendo nas contas e gastam além do que podem. Porém, viemos hoje com uma ótima solução para esse problema: as compras pela internet. Sabemos que já publicamos aqui um artigo sobre os perigos do excesso de tecnologia, mas ele foi totalmente direcionado às crianças, isto é, os perigos que o excesso de uso podem causar nos pequenos. O artigo de hoje visa o contrário: ele aborda a facilidade e a comodidade que você tem em realizar a compra de um item apenas em um clique.

Continue a leitura e confira as inúmeras vantagens que a internet trouxe ao mundo das compras.

Comprar pela internet está cada vez mais recorrente

Diversos estudos foram realizados ao longo dos anos referente ao perfil dos consumidores online e também sobre o nível de compras efetuadas no mundo digital. Um exemplo disso é o relatório semestral que a E-bit faz com os dados levantados sobre o assunto – e ela faz isso desde 2001! Para quem não sabe, a E-bit é uma entidade de referência sobre o comércio eletrônico no Brasil. Além disso, ela também mantém um sistema que avalia o nível de confiança de mais de 8 mil lojas virtuais.

Pepila Moda Infantil

Nesse ano, uma pesquisa realizada pela Total Retail mostrou que 38,2% de 1000 pessoas entrevistadas possuem o hábito de comprar pela internet. Dentre os meios utilizados para o ato, o computador ainda é o mais utilizado (34,4% dos casos), seguido de tablet (15,8%) e smartphones (15,3%). Já em outro estudo, esse feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), é relatado que 50% dos consumidores digitais realizam as compras virtuais por conta de seu preço diferenciado – cerca de 70% das compras saem com o valor final bem menor do que se elas fossem efetuadas em loja física. Outros itens que podem atrair os consumidores para essa plataforma são: economia de tempo, facilidade em comparar produtos e marcas, navegação otimizado no site, qualidade e trocas sem burocracias.

Mas, por que será que está havendo tamanha procura pelas compras online? Explicamos abaixo:

Aumento da familiaridade do público com a internet

Desde que a internet foi inserida no dia a dia da vida dos brasileiros (no início dos anos 2000), ela vem se aprimorando e se tornando uma verdadeira ferramenta confiável para diversas funções que temos. Pagar contas, pesquisar sobre assuntos atuais e declarar seu imposto de renda são apenas algumas das opções disponíveis. Então, por que não comprar online também, não é mesmo? Com o avanço da tecnologia, os sites de e-commerce estão cada vez mais seguros e o público já começa a identificar isso.

Comodidade

Fazer compras em shoppings ou lojas de rua muitas vezes é uma tarefa árdua e desgastante, pois não é apenas chegar lá e comprar. Trânsito é enfrentado, o estacionamento é caro, o tumulto é recorrente e, às vezes por conta disso tudo, o tempo é desperdiçado.

Em contrapartida, as lojas virtuais oferecem às pessoas a possibilidade de compra em qualquer dia e horário, sem deslocamento e estresse, e ainda recebe o produto na porta de sua casa. Além do mais, quando você está focado na compra de apenas um objeto, muitas vezes você não cai na tentação de comprar “só mais uma coisinha” como ocorre no super mercado por exemplo.

Quanto ao frete, algumas empresas o oferecem a entrega de forma gratuita embutindo esse valor no preço do produto. É interessante que sempre fique de olho nisso, pois o mesmo produto pode variar de preço justamente pelo custo do frete. Porém, mesmo assim, pagar o frete valer a pena quando comparado ao nervoso que você pode passar em um shopping por exemplo – ainda mais nessa época do ano.

Nativos digitais

As pessoas que nasceram – e cresceram – depois da inserção da internet tem muito mais facilidade em mexer na ferramenta do que os seus pais e avós, por exemplo. Para eles, a web é algo totalmente familiar e ligado à sua vida. Portanto, realizar compras online é o que de mais normal tem, assim como todas as outras atividades que ele faz virtualmente.

Reputação das lojas virtuais

Tudo o que é novo gera desconfiança e, para os e-commerces, isso não é diferente. Muitos comércios online precisam estar atentos à sua reputação que possuem na web, pois, hoje, vários canais de reclamação são existentes. Além deles, há também certificações de confiabilidade que a empresa visa em ter – afinal, ninguém quer passar uma má impressão ao próprio consumidor.

Veja quais são as formas de evitar futuras dores de cabeça com suas compras online:

  • Medalhas E-bit: O E-bit, conforme já citamos, é a maior referência quando o assunto é compras pela internet. Portanto, sempre fique de olho se o site que você está prestes a comprar possui o seu selo de avaliação – a loja pode ser classificada em Diamante, Ouro, Prata e Bronze; isso varia de acordo com as avaliações dos próprios consumidores.
  • Lista negra do Procon: O órgão de defesa do consumidor possui uma lista de lojas (virtuais ou não) que receberam reclamações dos clientes, foram notificadas pela entidade e não responderam ou não foram encontradas para se posicionar sobre a questão. Verifique essa lista diretamente com o Procon de seu estado.
  • Reclame Aqui: O Reclame Aqui é um site que traz diversos relatos insatisfatórios que os consumidores tiveram com determinadas empresas. Dê uma olhada nele para ver se há reclamações referentes ao site que você está prestes a comprar.

Conexão de segurança

Assim como a reputação é bastante válida na hora de efetuar uma compra, a conexão de segurança também é. Portanto, verifique se a loja possui esse item nas páginas em que são informados os dados pessoais do cliente (como nome, endereço, documentos, etc). Essas páginas tem endereço iniciado por https:// e tem o símbolo de cadeado em uma das extremidades. Clique no cadeado e confira se as informações que ali aparecem correspondem ao endereço da loja que aparece na barra do seu navegador.

Pepila Moda Infantil

Gostou do artigo? Então deixe aqui embaixo o seu comentário dizendo a sua opinião. E se você já fizer parte da gama de consumidores online, conte pra gente a sua experiência!

Referências:

Deixe sua resposta

Curta nossa página!