Promova a amizade entre seu filho e as outras crianças

15/11/2017

Com a iniciação escolar cada vez mais precoce, toda criança acaba tendo contato com outras de uma maneira mais acelerada. Muitas vezes, ela pode nem se dar conta do que está acontecendo, porém esse laço criado entre duas ou mais crianças é de fundamental importância para o desenvolvimento delas. As relações iniciadas já nos primeiros anos de vida ajudam na adaptação psicossocial dos pequenos, tanto presente quanto futura, e ajudam no domínio de novas habilidades sociais.

E não só isso! Nos dois primeiros anos de vida de qualquer pessoa são desenvolvidas habilidades emocionais, cognitivas e comportamentais que auxiliam na promoção das relações interpessoais. Entre elas estão: saber lidar com a atenção compartilhada, regular emoções como o ciúme, imitar as ações de outras crianças, compreender a relação entre causa-efeito e por aí vai. Por mais que sejam novas na idade, elas sabem entender muito bem – aos poucos, é claro – como o mundo funciona e como elas devem se portar diante dele.

Pepila Moda Infantil

É fato que algumas crianças possuem uma habilidade muito natural de se relacionar com outras, porém, por outro lado, há várias que são mais tímidas e que não conseguem realizar o mesmo feito. Muitos pais acabam exigindo que seus filhos tenham muitos amigos, mas nem sempre isso é simples. Na realidade, é preciso entender, primeiramente, que a ideia de amizade muda de acordo com a idade que a criança tenha. Feito isso, é hora de saber quais passos podem ser dados para que você ajude o seu filho na socialização, pois, acredite, às vezes ele não consegue fazer isso sozinho.

Tudo pronto? Então vamos lá!

A diferença de amizades conforme as diferentes idades

Pepila Moda Infantil

De acordo com especialistas da área de psicologia infantil, a noção do significado da palavra “amizade” varia conforme a idade da criança. Entenda melhor abaixo:

Até 2 anos:

As crianças aprendem a brincar lado a lado, mas de forma independente. Nessa idade, são ensinados valores como a espera pela vez, a respeitar o espaço do outro e também a compartilhar seus pertences com outras crianças. Porém, mesmo com tudo isso, é difícil a assimilação, podendo elas tirarem algo da mão de outro alguém como se fosse a coisa mais natural do mundo.

2 anos e meio até 3 anos:

Nessa idade, a ideia de possuir um amigo torna-se mais concreta. Isso se deve ao fato da criança conseguir compreender gostos em comum, seja por hobbies ou por brinquedos.

Até 3 anos e meio:

Crianças dessa faixa etária que já estão na escola assumem regras sociais, pois atividades em pequenos grupos são realizadas. Mesmo assim, o egocentrismo de várias crianças impedem que aquilo seja algo homogêneo e essa atitude só será melhorada conforme o tempo.

4 a 6 anos:

Já possuem preferência de pessoas e brincadeiras, mas ainda não é nítido o motivo de preferirem uma criança a outra. Entretanto, mesmo com a habilidade social mais desenvolvida, elas podem “desgostar” de alguém com a mesma rapidez que “gostam”.

7 anos:

Com o desenvolvimento do pensamento lógico, os pequenos começam a aceitar e a respeitar as regras de diversos jogos realizados em equipes. É nessa fase que surgem os jogos de competição, como o futebol.

Até 8 anos:

Com essa idade, as crianças já começam a ter melhores amigos e entendem bem o porquê disso ocorrer. Os laços se estreitam ao mesmo tempo em que conflitos surgem. É a partir dessa faixa etária que a noção de amizade torna-se muito mais concreta.

Dicas de como promover amizades com o seu filho

Pepila Moda Infantil

Nem toda criança será rodeada por diversas outras e, por mais que doa nos pais ver o seu filho um tanto quanto isolado, essa experiência é tão válida quanto as outras. Entretanto, não há pessoa que queira crescer sem ninguém ao seu lado e é justamente por isso que compilamos as dicas a seguir, pois por mais que o pequeno tenha dificuldade em se relacionar, é sempre muito bom saber que pode contar com os seus próprios pais.

Seja um bom exemplo

De nada adianta insistir para que seu filho seja cheio de amigos quando você não mostra isso a ele na prática. Para que uma criança desenvolva as suas habilidades sociais, ela precisa, primeiro, espelhar-se no que tem dentro de casa. Caso você seja do tipo de pai que nunca se encontra com os amigos, não espere que o contrário aconteça com o seu filho.

Encoraje o relacionamento da criança com o irmão

E quem disse que irmãos também não podem ser amigos? É óbvio que existem casos e casos, mas se as crianças tiverem um relacionamento saudável desde o nascimento do caçula e também um excelente ensinamento vindo dos pais, dessa relação irmão-irmão pode nascer uma relação amigo-irmão. Brigas são inevitáveis no decorrer da caminhada, mas existem diversos métodos de como resolvê-las.

Deixe a criança explorar assuntos de seu interesse

Dependendo da idade que tenha, a criança começará a se interessar por assuntos e muito particulares, isto é, que apenas ela entende o motivo daquilo. Portanto, ao se deparar com tal situação, não a reprima, pelo contrário, incentive-a e leve-a a grupos específicos que tenham o mesmo interesse. Por exemplo: caso o seu filho goste de desenhar, matricule-o em um curso de desenho.

Se tiver amigos com filhos, aproximem as crianças uma das outras

É recorrente ver histórias por aí de crianças que são amigas porque seus pais são amigos. E por que não, certo? Quando amigos de longa data acabam tendo filhos em épocas parecidas, é natural que as crianças se aproximem uma das outras, até mesmo por estarem em bastante contato. Mas atenção, papais: caso perceba que seu filho não se afeiçoou como você esperava com a outra criança, nada de obrigá-la a fazer algo que ela não queira, ok?

Pepila Moda Infantil

Com essas dicas, além de você poder fazer ainda mais parte da vida de seu filho, você também poderá ajudá-lo a construir amizades que poderão durar por toda vida. Compartilhe esse texto com seus conhecidos e vamos repassar a mensagem a maior quantidade possível de pessoas!

Referências:

Deixe sua resposta

Curta nossa página!