Doenças comuns da infância, como prevenir e cuidar

30/06/2017

Com as estações e o clima sempre mudando as crianças também não estão livre de algumas doenças e infecções comuns nessa fase.

E como o bem-estar e a boa saúde delas são primordiais, hoje vamos comentar um pouco sobre algumas doenças infantis comuns, as quais devemos ficar de olho!

pepila_doencas_imagem1

Outro item fundamental é sempre frequentar o pediatra e ficar de olho em quais situações os seus pequenos são mais sensíveis.

Nunca se esqueça de que uma boa higiene e cuidados básicos são fundamentais! E vamos conhecer um pouco sobre como cuidar e prevenir as crianças de alguns riscos.

 

Alergias

Uma das crises mais comuns para os pequenos são as alergias. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) indica que 3% das crianças sofrerão com quadros alérgicos alguma vez na vida.

Quando as alergias tem origem de alimentos, geralmente é alguma proteína a desencadeadora dela, ou então algum corante ou conservante.

O cuidado é simples: retirar o alimento causador da dieta da criança, quem lhe ajudará com isso é o médico pediatra junto ao nutricionista.

Quando as alergias são de caráter respiratório, elas se manifestam como as conhecidas “ites”: bronquite, rinite, etc. e variam de criança para criança.

Normalmente, as doenças respiratórias são provenientes de ácaros e fungos, encontrados em itens de cama e banho, bem como no pólen de flores e pelo de animais.

pepila_doencas_imagem2

A principal recomendação é manter sempre tudo bem limpo e higienizado, evitar bichos de pelúcia e demais objetos que possam ter acúmulo de poeira.

 

A infecção no ouvido

Também conhecida como otite média ela é comum quando a criança acumula secreção no canal auditivo. Provém geralmente de gripes, resfriado e até do próprio leite quando escoa ao amamentar a criança.

É possível identificar esta infecção quando o choro é mais intenso e há febre. Para evitar a otite, recomenda-se secar muito bem os ouvidos após o banho, com uma toalha macia.

E muito cuidado ao usar o cotonete! Consulte o médico para saber como proceder corretamente, pois o uso errado dele pode trazer sérias complicações.

 

Catapora…

E várias outras como caxumba, sarampo e rubéola são nomes comuns para os pais com crianças pequenas em casa.

Todas são transmitidas por meio da saliva e são causadas por vírus. Por isso, é importante manter a carteira de vacinação sempre atualizada!

Se o contágio ocorrer, a primeira medida a ser tomada é manter a criança longe das outras, para prevenir a transmissão e leva-la ao médico.

Manter a dieta e hidratação da criança sempre equilibrada, auxilia a terem boa imunidade para combater a doença.

 

Diarreia

A diarreia ocorre quando há contaminação por vírus, bactérias ou parasitas, estes encontrados em água ou alimentos mal lavados. As contaminações podem apresentar sintomas como flatulência, dores abdominais e vômito.

pepila_doencas_imagem3

Uma dieta equilibrada e boa hidratação sempre ajudam na prevenção e recuperação, bem como o leite materno para os bebês.

 

Refluxo

Uma das maiores preocupações para os pais de bebês. Ele acontece quando o alimento engolido chega ao estômago e volta para o esôfago.

O fato de bebês ingerirem maior quantidade de líquidos, causa esse retorno intensificado. Contudo, a medida que os alimentos sólidos são inseridos na dieta, o refluxo tende a diminuir.

Nunca se esqueça de colocar o bebê para arrotar no colo depois de amamentá-lo.

 

Resfriados

A criança pode pegar uma gripe ou resfriado tendo contato com saliva, eliminada através de tosses, espirros e beijos de alguém resfriado.

Resfriado e gripe têm suas diferenças! O primeiro apresenta sinais de coriza, irritação nas mucosas e é mais brando, enquanto a gripe apresenta sintomas de febre, dor muscular e cansaço.

Para a prevenção de gripes e resfriados e também acelerar a cura, recomenda-se manter as crianças sempre hidratadas, água, chás e água de coco são excelentes opções para isso!

pepila_doencas_imagem4

Na primeira infância, crianças de até 2 anos de idade e em bebês prematuros, a bronquiolite é mais comum, ocorre nos bronquiolos.

 

Os seus filhos já passaram por alguma doença semelhante a essas? Comente aí o que você fez para contornar esta situação! E continue nos acompanhando aqui no blog.


Fontes:

http://www.hospvirt.org.br/enfermagem/port/ddinfec.htm

http://www.hospvirt.org.br/enfermagem/port/ddinfec.htm

https://familia.com.br/saude/10-doencas-infantis-mais-comuns-como-evitar-e-tratar

Deixe sua resposta

Curta nossa página!