Você sabe lidar com a frustração do seu filho?

15/01/2018

Com o Natal chegando, muitos pais já começam a fazer as contas de tudo o que irão gastar no fim do ano. Contas, comida, férias… e os presentes, é claro. Já pensou se o seu filho fica sem aquele último lançamento de carrinho de controle remoto? Pois deveria pensar!

Pepila Moda Infantil

Muitas pessoas acabam fazendo de tudo para atender os desejos de seus filhos, esquecendo-se, inclusive, de sua própria condição financeira. E isso é um erro mais comum do que imaginamos, infelizmente. Ainda existem muitas crianças – já com os seus 8 ou 9 anos – que não aprenderam a lidar direito com as frustrações corriqueiras do cotidiano. E isso, na realidade, precisa ser ensinado desde cedo, uma vez que a criança já começa a ser frustrada a partir de seu nascimento.

Segundo alguns psicólogos e neuropediatras, a primeira situação de frustração de uma criança é o próprio nascimento, pois ela, que estava em um lugar extremamente confortável – o útero de sua mãe -, se vê, de repente, em um ambiente estranho, com luz, barulho e um ar mais frio. Para demonstrar o quanto está insatisfeita com isso, ela chora, pois é a única ferramenta que possui para tal ação. Como ainda não tem capacidade de julgar o que é certo ou errado, a criança vai muito mais pela emoção e, por isso, ela se frustra quando algo que quer não é atendido.

Confira abaixo alguns pontos importantes a serem considerados nesse fim de ano:

Coloque limites

Muitas vezes, os pais acabam atendendo todos os desejos e pedidos de seu filho, apenas para não vê-los tristes e com uma sensação de impotência. Diante disso, é preciso entender que tal postura é totalmente equivocada, pois toda criança precisa aprender que a vida não é feita apenas de vitórias, mas também de pequenas derrotas. Quando certos limites são impostos na rotina de uma criança, a disciplina e percepção de que a decepção é algo normal torna-se algo muito importante para o seu desenvolvimento próprio. Maura de Albanesi, psicoterapeuta, afirma que aqueles que aprendem a lidar com as pequenas frustrações do dia a dia desde pequenos tendem a resolver melhor os desafios e medos pessoais e/ou profissionais quando adultos.

Pepila Moda Infantil

Na maioria dos casos, a origem de todas os adiamentos das frustrações infantis se deve ao fato de que os adultos não gostam de conversar com os seus filhos sobre a atual realidade em que vivem. Por alegarem que os pequenos não entendem, os pais acabam omitindo muitas coisas que acontecem no ambiente familiar e fazem com que eles não cresçam – ou melhor, amadureçam. A única forma de resolver essa questão é sentar com a criança e explicar o que pode ou não ser feito ou, ainda, explicar o que pode ou não ser comprado – já que o assunto aqui é sobre as compras de Natal.

Outro ponto importante para fazer com que as crianças saibam lidar cada vez melhor com a frustração é saber diferenciar o que é necessidade do que é desejo. Pense com a gente: seu filho precisa de uma mochila para o próximo ano letivo, ok, mas será que essa mochila precisa ser do personagem que está em alta entre as crianças e que custa, quase sempre, o dobro do preço? Fica a reflexão.

A importância de aprender a superar as frustrações

Por mais que sejam pequenas, saber superar as frustrações da vida faz com que a criança construa parâmetros internos para lidar com situações de conflito não só naquela idade, mas também em qualquer outra. A frustração faz parte do desenvolvimento e do crescimento infantil e, junto dela, condições emocionais de saber se portar diante de um momento complicado também aparecem.

Tudo isso é muito importante para ela, pois aprender a superar momentos desconfortáveis é um grande exercício de criatividade. Sim, é isso mesmo. Segundo a psicopedagoga Itamara Teixeira Barra, a cada situação de frustração, a criança consegue encontrar uma maneira que a traga novamente ao equilíbrio, isto é, ela encontra uma saída para aquilo tudo – e, tudo isso, está diretamente ligado à criatividade.

Quando uma criança não aprende a lidar com esse tipo de situação desde cedo, situações de frustrações que afetam o seu lado emocional serão muito mais recorrentes. E, pior, não sabendo lidar com as suas próprias decepções, faz com que a criança se transforme em um adulto egocêntrico, pois ela cresce achando que tudo o que pensa e deseja é o certo e acabou. Isso acaba fazendo com que aquela pessoa não consiga se organizar, ter metas e objetivos, já que quer tudo do seu jeito e de forma imediata.

Mas por que isso tudo é importante?

De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e também pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 53,8% dos pais brasileiros revelaram que os seus filhos tem participação direta na escolha de seus presentes de Natal, mesmo com a atual situação econômica do país. Dentro dessa porcentagem, 40,5% alegou que a escolha é conjunta dos pais e 13,3% é com relação à escolha única e exclusivamente da criança.

Para o educador financeiro José Vignoli, dizer “não” para os pequenos é fundamental para que nenhum imprevisto aconteça, já que o levantamento também revelou que, para satisfazer a vontade dos filhos, muitos pais (cerca de 6,1%) vão deixar de bancar algumas contas – como luz, telefone e impostos – para, simplesmente, comprar o presente que tanto querem. Já quando se trata das classes C, D e E, esse percentual sobe para 8,1%. São números alarmantes, diga-se de passagem.

Pepila Moda Infantil

E você? Como irá lidar com essa situação em sua casa? Os seus filhos já sabem lidar bem com as frustrações que lhes são impostas? Compartilhe conosco nos comentários!

Referências:

Deixe sua resposta

Curta nossa página!