Tenha em casa o cantinho da brincadeira

30/04/2018

Desde cedo, as crianças aprendem a brincar, sejam sozinhas ou com outras pessoas. Mais do que isso: elas, ainda, brincam com qualquer objeto, desde o último lançamento de carrinho eletrônico até uma simples caixa de leite vazia. A criatividade na infância é bastante desenvolvida conforme os anos passam e, disso, dá para tirar proveito de muita coisa.

Pepila Moda Infantil

O estímulo da criação de uma amizade entre o seu filho e outras crianças é muito importante. Porém, lembre-se de que não são todas que conseguem ser mais proativas nesse quesito. Nesse caso, a ajuda dos pais se faz estritamente necessária, pois de nada adianta “exigir” que seu filho tenha vários amigos se ele nem sabe como começar uma amizade.

Uma vez a amizade feita – e também conforme a criança vai crescendo -, as crianças começam a trazer os amiguinhos para dentro de casa, para que possam passar mais tempo juntos e, consequentemente, brincarem mais. Situações assim são excelentes, mas você possui um cantinho ideal para que elas possam brincar sossegadas e sem atrapalhar diretamente no dia a dia da família? Caso a sua resposta seja negativa, esse artigo é especialmente para você.

Primeiramente, é preciso organização

Com o passar dos anos, os imóveis tornaram-se cada vez menores. Não só pelo fato da demanda ter aumentado, mas também por conta da diminuição do tamanho das famílias. Nós sabemos que nem sempre é possível planejar uma casa ou apartamento já pensando no cantinho da brincadeira do filho – isso se o casal já tiver um. Muitas vezes, nem mesmo o imóvel comporta um espaço único e exclusivo de uma criança. Então, para essas situações, a imaginação precisa correr e transformar-se em pequenas mudanças dentro do ambiente já consolidado.

Pepila Moda Infantil

Quando as crianças ainda são pequenas (ou bebês, como você preferir), muitos itens se fazem necessários, como a banheira, o trocador, berço, entre outros. Mas, o que facilita nessa fase, é que tudo isso é manuseado apenas pelos pais. Agora, quando a criança cresce e começa a ter pequenas decisões, como a escolha do brinquedo com o qual irá brincar, o fluxo de objetos espalhados pela casa toda aumenta – e, muitas vezes, não é pouco. Para que isso não aconteça, a criação de um cantinho de brincar é uma ótima solução.

Nem sempre a organização da casa se torna uma tarefa fácil, mas ensinar isso ao seu filho é muito importante. Especialistas da área infantil afirmam que as crianças não são desorganizadas por preguiça, mas sim porque elas precisam aprender a serem organizadas. Caso não tenha entendido, nós explicamos: a parte do cérebro responsável pela organização do cotidiano de uma criança ainda se encontra em desenvolvimento. Portanto, se uma criança é extremamente desorganizada em seu lado exterior, talvez seja porque o seu interior também encontra-se desorganizado. Para que isso seja melhorado, algumas técnicas são existentes para que seu filho aprenda a organizar não só seus pertences, mas também seus pensamentos.

Montando o cantinho de brincar

Já faz algum tempo que o quarto da criança não é mais apenas o espaço onde ela dorme. O quarto, na verdade, transformou-se, com o passar do tempo, em um ambiente onde ela brinca, se diverte e lê – por que não, certo? Para isso, o ambiente precisa de dinamicidade e cores, pois assim os pequenos conseguem ser estimuladas e, direta ou indiretamente, serem mais organizadas.

Pepila Moda Infantil

É preciso estimular o ato e a valorização de brincar nas crianças, pois quanto mais avançamos na tecnologia, mais elas são inseridas nesse mundo, fazendo com que não usufruam dos sentidos que temos no organismo (olfato, tato, visão, paladar e audição). Para que isso seja efetivamente alcançado, a ideia é que o cantinho de brincar da criança seja dentro de seu próprio quarto, não só pelo fato de ajudar na organização da casa, mas também para que a criança entenda que ela possui o seu próprio espaço e que, ali, ela poderá fazer o que quiser – ou quase, vamos combinar. É claro que isso não é obrigatório, até porque existem inúmeros lugares onde o seu filho pode ter a sua própria brinquedoteca.

Várias são as opções de montagem e organização desse cantinho e, abaixo, você poderá conferir algumas delas.

Caixas organizadoras

Pepila Moda Infantil

Peças-chave de todo quarto infantil, as caixas organizadoras servem para guardar todos (ou quase todos) os brinquedos de uma criança. Além de ser de fácil manuseio por parte do pequeno, ele consegue compreender desde cedo que é necessário guardar aquilo que usou.

Cantinho embaixo da escada

Pepila Moda Infantil

Muitas famílias buscam criar uma adega embaixo da escada, para que possam guardar as suas bebidas de maneira fácil e segura. Porém, para aquelas que possuem crianças, a realidade já é outra: ao invés de adega, um cantinho para a criança. Ali, brinquedos podem ser colocados, bem como um colchão para que ela possa ler os seus livros de forma tranquila e confortável.

Móveis customizados

Pepila Moda Infantil

Se, no seu caso, o espaço precisa ser maior, porque a quantidade de itens da criança for grande, há a possibilidade de mandar customizar um móvel. Uma ótima opção é a customização da cama da criança, onde, abaixo dela, poderão haver armários e gavetões que consigam acomodar toda a “bagunça”.

Parede de pintar

Pepila Moda Infantil

Se o seu filho tiver pinta de artista, saiba que a decoração da sua casa deverá ser adaptada para essa realidade. Crianças normalmente adoram rabiscar por aí e, infelizmente, são as paredes que acabam levando a pior. Para resolver esse pequeno problema, a dica é pintar uma parede da casa com tinta que simula um quadro negro. Assim, todo mundo sai ganhando: a criança por ter onde desenhar e você por não precisar se preocupar em sempre ficar limpando a “sujeira”.


E seu filho? Ele possui o seu próprio cantinho de brincar dentro de casa? Se sim, como você o montou? Compartilhe com a gente!

Referências:

Deixe sua resposta

Curta nossa página!