Faça você mesmo: brincadeiras caseiras sem gasto!

18/10/2016

Quem é que não gosta de brincar, não é mesmo? Seja nas férias, sozinhos, em grupo, com a família, em amigos, com os pets, não importa… se a intenção é a diversão, está valendo!

E com a popularidade da indústria de brinquedos, as crianças acabam perdendo o costume e até se esquecendo dos brinquedos e brincadeiras caseiras.

Pepila - Brincadeiras - 1

Os pais devem se lembrar e costumam passar às futuras gerações as nossas nostalgias infantis: tinha amarelinha, pique-esconde, pega-pega, peteca, detetive, três-marias e uma lista enorme de ideias!

Contudo, a correria do dia a dia, o “arruma-malas” das férias e viagens, acabam nos fazendo esquecer de algumas brincadeiras e confecções. Hoje, a Pepila relembra a infância dos papais e mamães e ainda traz algumas dicas atuais de diversão.

E sabe o que é o melhor de tudo? Sem gastar nada ou muito pouco. Por que hoje, o que nos importa é a diversão!

Então, vamos lá! Vamos sorrir e brincar:

 

Mini Master chef

Uma brincadeira super nova que teve como inspiração os diversos programas culinários espalhados não só pelo Brasil, mas pelo mundo.

As crianças e os adultos estão mais informados sobre os cuidados que devemos ter com a segurança, e elas já podem adentrar a cozinha para cozinharem se divertindo!

Pepila - Brincadeiras - 2

Não só se aprende a cozinhar como estimula o sentimento de gratidão, companheirismo e cordialidade. Podemos ensinar para as crianças receitas simples fazer, quebrar tabus e ainda desenvolver a criatividade na cozinha.

 

Aniversário das bonecas

Que tal aliar o que aprendeu na cozinha com a comemoração do aniversário das bonecas?

Nesta brincadeira dá para chamar as amiguinhas e todas trazerem as bonecas para comemorarem o aniversário! Além de estimular as crianças para o sentimento de compartilhamento, elas se divertirão muito!

Pepila - Brincadeiras - 3

 

Massinha

Está aí uma brincadeira para estimular os mais novos: farinha de trigo com óleo de bebê. Esta mistura resulta em uma massinha perfumada com textura de areia fina, que não agride a pele dos pequenos.

Com ela é possível brincar como se fosse na areia da praia, além de possibilitar que as crianças conheçam as texturas.

 

Pintura

E falando em desenvolver os sentidos, que tal brincar com as cores? A ideia aqui é espalhar papeis pelo chão, podem ser cartolinas mesmo, depois alguns copinhos descartáveis e… antes de botar a mão na massa para pintar, as crianças vão criar suas próprias tintas!

Pepila - Brincadeiras - 4

Dica:

Basta misturar em um pote:

1 copo de sal

1 copo de farinha de trigo

1 copo de água

Depois é só dividir essa mistura nos copinhos plásticos, e para criar as cores basta aplicar gotinhas de corante alimentício neles, da cor que você quiser!

As crianças ainda podem misturar as cores primárias para criarem as demais, elas vão adorar essa nova descoberta!

 

Caça ao tesouro

O bom das brincadeiras caseiras é que elas despertam, e muito, a criatividade das crianças.

Na “caça ao tesouro”, o responsável faz uma lista de objetos comuns no dia a dia da criança e os esconde pela casa. Lembre-se que os locais precisam ser de fácil acesso, nada de esconder os objetos em lugares altos!

Enquanto os pequenos procuram pelas coisas escondidas, os pais podem premiá-los quando encontrarem algo ou então incentivar com palavras de autoestima.

 

Fantoches

Enfim chegou a hora de dormir! Que tal fazer diferente desta vez?

Sabe aqueles sacos de papel em que colocam o pão quentinho na padaria? Com eles dá para criar fantoches incríveis!

Pepila - Brincadeiras - 5

Pegue os sacos de papel, folha de sulfite, lápis de cor, cola e tesoura sem ponta! Na folha sulfite demonstre para os pequenos como desenhar os olhos, nariz e orelhas, depois é só colorir, os pais recortam e as crianças colam as partes no saco de papel, montando o fantoche.

Pepila - Brincadeiras - 6

Depois de tudo pronto é só iniciar a história!

 

Carimbos

Toda criança adora um carimbo para brincar! E fazê-los não é nada difícil, mas os pais precisam ajudar na hora de cortar o legume.

Prefira as batatas verdes, corte-as ao meio e com uma caneta mesmo faça o desenho que quer de carimbo dentro da batata, você pode fazer uso de forminhas de biscoito também, para fazer os desenhos!

Pepila - Brincadeiras - 7

Pepila - Brincadeiras - 8

Corte em torno do desenho com uma faca ou estilete, e para colorir use tinta guache mesmo. Lembra-se da atividade de pintura que falamos no início deste texto? Então, você pode usar a mesma ideia: forrar o chão com papéis ou cartolina!

 

Como vimos, as atividades caseiras além de estimularem a criatividade das crianças, também promove uma maior interação dela com a família e outras pessoas. Então agora você já sabe: vai ficar em casa? Confira sempre a nossa seleção de brincadeiras caseiras, e boa diversão!

Deixe sua resposta

Curta nossa página!