Doenças comuns no verão: descubra como preveni-las

15/02/2018

Já abordamos diversos assuntos aqui no blog sobre verão e crianças – e o de hoje não será diferente. Porém, a vertente será outra. Com o calor intenso da estação, os devidos cuidados com o corpo e a saúde devem ser tomados, pois diversas doenças são muito comuns de incomodarem no dia a dia. Exemplos clássicos disso são as intoxicações alimentares, a desidratação e os famosos “torrões” após longa exposição ao sol.

Pensando nisso, resolvemos te orientar sobre quais são essas doenças e o que fazer para preveni-las. Afinal, na estação queridinha por grande parte dos pequenos, ninguém quer ficar doente, certo?

Cuidado com o excesso

Várias cidades do Brasil são agraciadas com calor e sol intenso durante quase todo o ano. Mas, verdade seja dita: ficar muito exposto ao sol não faz nada bem nem para a pele da criança e nem para a sua saúde.

Pepila Moda Infantil

Condições como insolação e queimadura causada pelo astro rei são muito comuns de serem vistas nas pessoas, ainda mais se você estiver na praia. E é exatamente por isso que esse artigo precisava existir, ou seja, para que você saiba como evitar que o seu filho seja mais um entre tantos. Mas, primeiro, vamos conhecer o que é cada um desses problemas.

Insolação

É quando a pessoa extrapola no “banho de sol” e o corpo fica com uma temperatura mais elevada do que o normal. Para prevenir que isso aconteça, faça com que seu filho não fique sob a luz do sol entre as 10h até as 16h.

Queimadura de sol

Todo cuidado é pouco quando o assunto é exposição ao sol, ainda mais quando se trata de queimaduras causadas por ele. Além de danificar a pele, as queimaduras também podem ser uma porta de entrada para o câncer de pele, um dos tipos mais comuns de câncer no mundo.

Aplicar protetor solar meia hora antes de se expor à luz solar e reaplicá-lo a cada duas horas é o recomendado para que as lesões não aconteçam.

A alimentação deve ser adequada

É preciso cuidar com a alimentação durante o ano todo, mas no verão, pelo fato de ocorrer mais viagens, esse cuidado deve ser redobrado – principalmente se a comida for comprada em lugares que não tenham procedência ou, ainda, se ela for enlatada.

Os principais problemas relacionados à alimentação são:

Desidratação

Nosso corpo elimina bastante líquido no decorrer do dia e, nos dias quentes, essa quantidade tende a aumentar. Sem a hidratação correta, nosso corpo perde líquidos e sais minerais essenciais para o organismo, o que faz com que as pessoas se sintam com mal estar, sede, boca sede e muito tempo sem urinar.

Para que a desidratação seja evitada, coloque roupas leves em seu filho, bem como o hidrate com água ou suco de frutas natural. É importante também que a criança permaneça em lugares arejados e que não receba luz do sol diretamente.

Pepila Moda Infantil

Intoxicação alimentar

Causada por bactérias, a intoxicação alimentar normalmente traz sintomas como vômitos, diarreias, dores de cabeça ou, até mesmo, desidratação grave. Para que quadros assim não aconteçam, esteja sempre atento ao prazo de validade dos alimentos e na procedência com que eles são preparados.

Fique de olho na pele da criança

No calor, as pessoas tem mais contato com a água, seja transpirando ou naquela relaxada no mar e/ou piscina. Por conta disso, é preciso tomar cuidado com as superfícies do corpo úmidas, pois, nelas, tende a se proliferar patógenos, como os fungos, desencadeando algum tipo de micose. Além dessa doença, outras mais podem afetar a pele de seu filho que, lembre-se, é muito mais frágil e delicada do que a dos adultos.

Micoses

São doenças causadas por fungos e caracterizam-se por lesões vermelhas na pele, que descamam e coçam. Geralmente, aparece em lugares do corpo que possuem dobras, como a virilha e entre os dedos dos pés e das mãos. Para que a criança não sofra com o problema, procure sempre enxugá-la bem, principalmente nas áreas que mais são afetadas.

Picadas de insetos

Os pernilongos e as butucas são mais recorrentes em períodos quentes. Portanto, repelente é sempre bem vindo, pois ele evita com que seu pequeno seja tomado por lesões vermelhas ao redor do corpo, que coçam e podem se agravar caso sejam coçadas com muita frequência – tenha em mente que nem toda criança consegue compreender a importância de não coçar um machucado.

Atente-se às doenças transmissíveis

Vírus, bactérias, parasitas e fungos – como já citados – são transmitidos mais facilmente no verão, por conta do calor. Portanto, algumas doenças são tão recorrentes no verão quanto no inverno – como é o caso da gripe, que muitos consideram como doença apenas de inverno.

Confira de quais doenças estamos falando:

Conjuntivite

Inflamação da conjuntiva (parte branca do nosso olho), a conjuntivite pode ser de 3 tipos: a alérgica, a bacteriana e a viral. No caso desses dois últimos, a transmissão do agente causador (bactéria ou vírus) se dá através do contato direto com a pessoa ou objeto infectado. A dica que damos aos pais é: ao primeiro sinal de infecção nos olhos da criança, leve-a ao médico oftalmologista o quanto antes.

Dengue, Chicungunha e Zika virus

Há anos a dengue vem nos preocupando, não é mesmo? Recentemente ocorrem surtos de chicungunha e zika virus, portanto, olhos abertos para o mosquito!

Muitas vezes confundidas com uma “simples” gripe, a dengue se caracteriza por sintomas como febre alta, dor de cabeça e dor nos músculos, com a diferença de que é preciso muito cuidado ao medicar, pois determinados medicamentos não surtem efeito algum no paciente.

Para que você não precise enfrentar esse problema, tome cuidado com as picadas de insetos – de novo! – e nada de deixar água parada em casa, pois é nela onde encontram-se os principais focos do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

Pepila Moda Infantil

Essas são as principais doenças no verão, porém atente-se às outras, como inflamação do ouvido, bicho geográfico e de pé. Aproveite e deixe aqui nos comentários o que você achou desse artigo, nós iremos adorar saber!

Referências:

Deixe sua resposta

Curta nossa página!