9 livros infantis para ajudar na hora de dormir

27/09/2016

Chegou a hora de as crianças irem para a cama! Se você é pai ou mãe sabe muito bem da dificuldade que é convencê-los a irem dormir quando não estão cansados.

São os minutos no ponteiro que passam, as tentativas e conversas inesgotáveis para fazer seus filhos fecharem os olhos e, finalmente, terminarem a contagem dos carneirinhos.

Entre as muitas táticas existentes, trazemos hoje uma infalível: a leitura! Isso mesmo, a leitura além de ser muito bem recebida no dia a dia das crianças, tanto na escola como em casa, acaba desempenhando um papel considerável na hora de dormir.

Hora de Dormir

Existem vários estudos demonstrando que não é a ação de ler que dá sono, mas as substâncias químicas que agem em nosso corpo: a adenosina e a melatonina, esta é responsável por regular o sono e é liberada quando o ambiente escurece e a adenosina, que foi acumulada durante o dia, inibe o nosso estado de vigilância. E a leitura tem o papel de estimular estas substâncias.

Ler antes de dormir também melhora o sono e diminui o estresse, no caso das crianças também, e para que o sono chegue, diminua a luminosidade do ambiente e leia com um tom de voz calmo. E, claro, quanto à escolha do título da leitura, opte pela história que a criança mais gosta, nada de ficar forçando! Afinal ela está conhecendo o mundo da Literatura e devemos evitar que de alguma forma ela possa ficar desconfortável.

Caso a criança queira sempre ouvir a mesma história, procure contar pra ela um pouco de outra história ao terminar a que ela está ouvindo, isso instigará a curiosidade dos pequenos para conhecer um tema diferente!

Confira a seguir 9 dicas de livros infantis que selecionamos para você adotar em casa, todos vão adorar!

  1. A Caminhada

Autor: Grant Maxwell

Editora: Coquetel

Livro: A Caminhada

Para crianças de todas as idades

 

O autor é PhD em Língua Inglesa, bem como estuda psicologia e desenvolvimento infantil. A história traz as peripécias de Mason, filho de Grant, e os seus cachorros Rex e Totó, além de um novo amigo muito especial: a criança que está ouvindo a história.

Em uma aventura por florestas, cavernas e todo o ambiente natural, Grant faz as as crianças embarcarem em um mundo de sonhos. O livros ainda tem dicas do escritor para quem o está lendo, dizendo quando aumentar ou diminuir o tom de voz, quando bocejar e o momento certo de pronunciar o nome da criança, para que ela se sinta dentro da história!

“A Caminhada” leva a criança a um estado de relaxamento do corpo, por isso também traz dicas de como deitá-la na cama.

 

  1. Boa Noite, Marcos

Autor: Marie-Louise Gay

Editora: Brinque-Book

Livro Boa Noite, Marcos

Para crianças de 2 a 8 anos

 

Marcos é um menino que não consegue dormir sem o seu cachorro Fred, e uma noite o cachorro some, Marcos decide acordar a sua irmã mais velha, Estela, para ajudá-lo a procurar o cão.

Estela então tem uma ideia: pede para que Marcos conte carneirinhos, mas ele não consegue, pois só sabe contar até o número três. E é aí que a história começa, Estela imagina todos os possíveis lugares que Fred poderia estar escondido e então vai ensinando ao seu irmão várias técnicas para ele dormir.

 

  1. Daomi Adora a Hora de Dormir

Autor: Gabriela Degen Marothy

Editora: Brinque-Book

Livro Daomi Adora a Hora de Dormir

Faixa etária de 0 a 6 anos

 

Daomi é uma criança comum e que faz todas as coisas de praxe de uma criança antes de dormir: tomar banho, beber a mamadeira, escovar os dentes e ir para debaixo das cobertas com o seu ursinho de pelúcia.

O diferencial desta história é que Daomi faz as crianças perceberam o quanto essa rotina é importante para a vida, ajudando os pequenos a cumprirem tais atividades antes de irem para a cama.

 

  1. Hora de Dormir

Autor: Joanne Oppenheim

Editora: Girafinha

Livro Hora de Dormir

De 6 a 10 anos de idade

 

“Hora de Dormir” como o próprio título sugere conta a história de um príncipe que ao chegar a hora de dormir ele não consegue ter sono. Mesmo com as coisas mais deliciosas para lhe ajudar nesta tarefa: leite quente, biscoito, colcha de seda e até mesmo uma poção mágica do sono.

O rei e a rainha contratam até uma trupe de dançarinos para ajudar, mas não conseguem fazer o príncipe dormir. O príncipe só consegue dormir quando uma senhora misteriosa bate à porta de seu castelo.

O livro, além de divertir os pequenos, tem o propósito de demonstrar a importância em despertar os sonhos a partir de histórias, fazendo com que as crianças se identifiquem com as suas tentativas de dormir.

 

  1. O Lobinho está com Medo do Escuro

Autor: Orianne Lallemand

Editora: Brinque Book

Livro O Lobinho está com Medo do Escuro

De 1 a 3 anos de idade

 

O lobinho, da autora Orianne, é um personagem que tem sua própria coleção de histórias em diversas situações do cotidiano, como o medo de ir para a escola, de usar o penico, e por aí vai. As historinhas ajudam a criança a se identificar com o personagem e ficarem mais confortáveis sabendo que não estão sozinhas nessas situações.

“O Lobinho está com Medo do Escuro” é ideal para os pais que têm dificuldades para lidar com o medo que as crianças têm na hora de dormir, ajudando-as a superarem seus receios.

 

  1. Posso Dormir com Você?

Autor: Graziela Bozano Hetzel

Editora: Manati

Livro Posso Dormir com Você?

A partir de 4 anos

 

Este é o livro ideal para os pequenos que tem medo da chuva ou dos trovões!

O livro conta a história de um menino que dormia tranquilamente até ser acordado pelo barulho de um trovão! Histórias em que a criança se vê no personagem as ajudam a superarem os seus medos.

Ao longo da história, com mais trovões aparecendo, a criança vai percebendo como tudo o que parecia ser assustador não é tanto assim, e o menino encontra uma solução para o seu medo!

 

  1. Todo Mundo Boceja

Autor: Anita Bijsterbosch

Editora: Brinque Book

Livro Todo Mundo Boceja

Para crianças de 0 a 3 anos

 

Se o seu filho gosta de bichos, este é o livro é um dos mais indicados!

A obra de Anita traz muita interatividade com os pequenos, estimulando-os a imitarem os bocejos dos animais. Ao longo da história são apresentados vários deles: guaxinim, cobra, coelho, porco, crocodilo, tartaruga, hipopótamo, entre outros.

O bocejo mostra que o corpo precisa de sono e os músculos começam a relaxar.

 

  1. 365 Histórias para Dormir

Autor: Silvia Rezende (tradutora)

Editora: Disney
Pepila - Livro Disney 365 Histórias para Dormir

A partir de 4 anos

 

Qual a criança que nunca se encantou com as fábulas da Disney? O mundo mágico de Mickey Mouse traz as “365 Histórias para Dormir”, uma história por dia para a criança se aventurar pelas terras mágicas e repletas de sonhos com os seus heróis favoritos.

As histórias são curtas e podem ser lidas rapidamente, tempo para as crianças pegarem do sono! As “365 histórias para dormir” também podem ser encontradas em outros formatos, como CD e DVD, além de outras editoras e autores terem o mesmo título com o mesmo propósito, existe uma grande variedade!

Nestes dois volumes, a Disney traz as histórias da Pixar com muito colorido e as princesas dos contos de fadas.

 

  1. O Coelhinho que Queria Dormir

Autor: Carl-JohanForssén Ehrlin

Editora: Companhia das Letras

Pepila - Livro O Coelhinho que Queria Dormir

A partir de 1 ano

 

E, finalmente, a obra mais recomendada, até por psicólogos! E entrou para a lista dos mais vendidos nos Estados Unidos em 2015, traduzida para sete línguas ela também está disponível em português.

O livro cumpre com o que promete, seu autor é terapeuta e ele conta a história do coelhinho Roger que tenta pegar no sono, e mesmo cansado não consegue dormir. Então, a mãe do coelhinho o leva para o Senhor dos Bocejos tentar resolver o problema!

No decorrer da história, Roger conhece alguns amigos: Caracol Sonolento e a Coruja Olho-Pesado, os personagens dão ao coelho alguns conselhos sobre adormecer.

O livro ensina os adultos a conduzirem as crianças a um estado de relaxamento, o que as faz dormirem tranquilas.

 

O que você achou da nossa seleção? Se você tem algum outro título para indicar, compartilhe com a gente nos comentários! E não deixe nos seguir na fanpage no Facebook, por lá você poderá acompanhar todas as dicas que postarmos por aqui!

Deixe sua resposta

Curta nossa página!