Dicas de cuidados com recém-nascidos

05/02/2017

Quando há um novo membro da família a caminho, os pais planejam tudo: a decoração do quarto, a festa de boas-vindas, o chá de bebê, o enxoval, em qual hospital vai nascer, se será cesária ou parto normal, detalhes aqui e ali.

Pepila Moda Infantil - Recém Nascido - 1

E outro detalhe muito importante, mas que muitos acabam deixando para o final ou apenas para a hora do nascimento é pensar nos cuidados com o recém-nascido. E aí? Será que é fácil?

Pode ser para alguns, mas para papais e mamães de primeira viagem não é tão simples assim. As questões são diversas:

O que fazer quando o bebê não para de chorar? Como aliviar suas cólicas? Será que estou segurando a criança corretamente?

Não se preocupem! Para ajudá-los nesta nova fase tão marcante e gostosa, a Pepila traz algumas dicas sobre como cuidar do bebê recém-nascido.

Confira essas dicas com a gente e prepare-se para cuidar com carinho:

 

Aliviando as cólicas

É bom saber que as cólicas fazem parte do desenvolvimento digestivo do bebê. E a melhor forma para aliviá-las é o leite materno, dispense as fórmulas caseiras, chás e afins, pois estas substâncias podem ser perigosas e até intoxicarem em alguns casos.

Por isso, Nunca se esqueça de consultar o pediatra antes de decidir adotar qualquer medida fitoterápica!

O choro característico que indica a cólica no bebê é aquele com maior intensidade que começa e termina de modo repentino.

Como o bebê está recentemente mais acostumado à posição fetal, colocá-lo nesta posição também pode auxiliar ele em um melhor conforto.

 

Cuidados nunca são demais!

O bebê chegou e todos querem vê-lo. Sempre que receber alguma visita em sua casa, peça para que ela lave as mãos, e tenha sempre ao seu alcance álcool em gel.

Pepila Moda Infantil - Recém Nascido - 2

Evite que beijem a criança, existem doenças como gripes, resfriados e até mesmo o herpes labial, que também pode ser transmitido quando não é visível.

Outra dica importante é não deixar o bebê em aglomerações, ele fica estressado e vulnerável. E não se esqueça: as visitas vão e os problemas ficam, por isso nenhum cuidado é demais!

 

Colocando o bebê para dormir

No momento de descanso, os médicos e estudos recentes recomendam colocar o bebê de barriga para cima. Mas, não se esqueça: antes de colocá-lo para dormir, faça-o arrotar. O pediatra lhe orientará sobre o refluxo da criança, não se preocupe!

Pepila Moda Infantil - Recém Nascido - 3

Aproveite também este momento de carinho para conversar com o seu bebê, isso o fará acostumar-se com a sua voz e ficará mais tranquilo, sentindo-se em segurança.

Neste momento de descanso, as canções para ninar são excelentes dicas. Há várias melodias compostas especialmente para os bebês, eles vão adorar!

 

Fazendo o recém-nascido arrotar

E já que tocamos no assunto… O arroto ou eructação, como os médicos chamam, nada mais é que o bebê colocar para fora o ar engolido durante a amamentação. Se isto não acontecer, a criança pode regurgitar.

Então, basta colocar o bebê na posição vertical, com barriga virada para o nosso tórax e muito levemente dar ‘tapinhas’ nas costas; caso o bebê não arrote, aguarde 20 minutos antes de deitá-lo.

 

Os testes no hospital

Para a saúde do mais novo habitante do planeta Terra existe uma série de exames importantes, são eles: teste do pezinho, da linguinha, da orelhinha, do coração e do olhinho.

O médico explicará para os pais como cada um deles funciona, e nada de ficarem preocupados, é para o bem e a boa saúde da criança!

 

Como segurar a criança?

Esta ainda é uma dúvida que persiste, mesmo que tenhamos segurado outros bebês, quando se trata dos nossos filhos, passamos a dar uma maior atenção às formas corretas de segurar uma criança.

Como o corpinho do bebê está em desenvolvimento, é normal que tenhamos receio ao pegá-lo, a maneira adequada é encaixando a cabecinha na dobra do nosso antebraço.

Pepila Moda Infantil - Recém Nascido - 4

Além disso, é preciso cuidar com as costas e a cabeça, devido à musculatura e os ossos do crânio (principalmente a moleira) estarem em formação.

 

Outros líquidos além do leite materno

O ideal é NÃO dar para o bebê quaisquer outros líquidos diferentes do leite materno, sejam eles água ou chás. Estes líquidos podem causar cólicas no neném, pois eles não têm os nutrientes necessários que o bebê precisa para se desenvolver.

 

Vestindo o bebê

Dê preferência para superfícies firmes e altas, como trocadores ou cômodas. Deixe a roupa já separada e atente-se para a temperatura, a dica principal é colocar uma peça a mais da que vocês estiverem usando. Mas, sem exageros! Se for verão e o bebê ficar com muita roupa, ele pode se incomodar.

Pepila Moda Infantil - Recém Nascido - 5

Coloque cada peça devagar e com cuidado, sempre segurando o bebê. Quando for fechar botões, atente-se para que nada o incomode ou belisque.

 

Lidando com o choro

As razões para o choro do bebê podem ser várias: fome, cocô, calor, frio, e por aí vai… Os choros só começam a diminuir a partir dos 4 meses de idade.

Para consolar e acalmar o recém-nascido, os papais precisam descobrir o motivo de tanta choradeira. Pegue-o demonstrando calma, pois os seus sentimentos passarão para a criança, ela precisa sentir-se segura, e com cuidado vá tentando descobrir o motivo de tanto choro.

Pepila Moda Infantil - Recém Nascido - 6

Vocês podem colocar alguma melodia tranquila enquanto descobrem o que está afetando o bebê, e também pedir ajuda de alguém, seja de familiares ou amigos que tenham ou já tiveram contato com crianças nesta fase.

 

Limpando o umbigo do bebê

Antigamente acreditava-se que não devíamos nem tocar no umbigo. Mas isto é crença, e muito errada! É preciso limpar o umbigo do bebê para protegê-lo de alguma possível contaminação.

E não se preocupe! O procedimento não dói e sair um pouquinho de sangue é normal. Com o tempo ele cai, levando de 7 a 14 dias.

 

 

E aí? O que achou das nossas dicas? Se você tem um recém-nascido em casa, conte-nos quais experiências semelhantes a essas que você já passou, e fique à vontade para compartilhar outras dicas!

1 Comentário

  1. elisa

    Amei o blog mais que perfeito..

Deixe sua resposta

Curta nossa página!