Dicas de atividades para aproveitar o dia em família

17/04/2017

pepila4
Ao longo de 2017 ainda teremos diversos feriados, datas nas quais podemos relaxar, praticar hobbies e, principalmente, passar dias adoráveis ao lado da família. Os programas disponíveis para aproveitar tais dias são os mais variados possíveis, basta programar-se com antecedência para dar tudo certo. Para isso, uma dica útil é criar roteiros com lugares disponíveis para visitação nas datas, ver os horários de funcionamento e eventuais preços, tudo isso previamente. Logicamente, cinemas, passeios em parques, piqueniques, levar as crianças para praticar algum esporte ao ar livre são opções igualmente efetivas, que geralmente não utilizam espaços que podem estar fechados nos feriados.

Primeiro vamos ver algumas opções, e, depois, veremos algumas dicas para evitar imprevistos e também precauções a serem tomadas.

O que fazer no feriado?

Existem pessoas que preferem ter um dia mais tranquilo, na presença dos familiares, em lugares calmos. Nada melhor que visitar parques espalhados pela cidade ou nas cidades próximas. Faça uma busca pela região, tenha opções e programe-se.

Podemos citar como exemplo o parque urbano do Ibirapuera, em São Paulo. Um belo piquenique é revigorante para espantar o stress do dia a dia. Além disso, costuma ser um passeio no qual as crianças aproveitam bastante. Diversas atividades podem ser praticadas, esportes, caminhadas, leitura ao ar livre são apenas algumas delas.

Um outro tipo de parque, que também é uma ótima opção, porém, para aqueles que curtem um feriado mais agitado e repleto de emoções, são parques aquáticos ou parques de diversões. Exemplos: Beto Carreiro World, Hopi Hari, Wet‘n Wild. Embora sejam passeios que exijam mais planejamento, não deixam de ser ótimas opções – diversão garantida; contudo, mesmo parques menores espalhados por todo o Brasil tornam-se opções interessantes. Como sempre, faça uma varredura e pesquise, veja o que pode ser encaixado ao orçamento. A essência de realizar bons passeios durante os feriados é a programação prévia, como já citado algumas vezes.

Caso a opção seja ficar em casa, tudo bem, não há nenhum problema nisso. Pode-se colocar a leitura em dia, aventurar-se na cozinha e testar novas receitas, escolher alguns filmes para realizar uma divertida sessão de cinema em casa, opções não faltam e quase todas podem ser feitas em um feriado prolongado. Quem possui crianças em casa pode usar o tempo livre para praticar hobbies e brincar bastante com os pequenos, aqui, no Pepila, temos um artigo especial com diversas brincadeiras entre pais e filhos.

Passeio com os animais de estimação também costumam ser um excelente divertimento nos feriados. Para os que possuem pouco tempo livre durante a semana, transformar o feriado em dia de arrumação e fazer uma limpeza geral na casa, em família, pode ser proveitoso e divertido. Até mesmo recuperar o sono atrasado é importante, afinal, feriados também servem para descansar, não é?

Viajar é uma das maravilhas da vida. Diversos destinos dentro do Brasil, ou até mesmo do estado em que se vive, podem fazer parte da lista de possíveis paradas. Cachoeiras, cidades turísticas, hotéis fazenda, as opções mostram a variedade de localidades dentro do nosso vasto país. Com o planejamento correto é possível tornar qualquer feriado prolongando em uma viagem inesquecível ao lado de sua família e amigos.         

Uma última dica importante: esteja atento à programação da sua cidade, muitos municípios criam programações especiais com diversas atividades nos feriados.

pepila2

Por que planejar?

A resposta é simples: para evitar transtornos que prejudiquem as atividades no feriado. Obviamente, muitas das dicas acima não necessitam de um grande planejamento prévio, por exemplo para ir a um parque aberto ou aos cinemas; no entanto, quando envolve tempo, dinheiro e o bem-estar da família, o planejamento entra como um grande aliado dos feriados.

Todos se programam – ou deveriam se programar – nas férias. O mesmo é válido para os feriados e principalmente para os feriados prolongados. Trata-se de uma maneira efetiva de evitar e diminuir os riscos de passar momentos constrangedores, como ficar sem dinheiro, o carro quebrar, o cartão não passar na hora de fechar a estádia em um hotel… Tudo pode acontecer, ainda com atenção e planejamento prévio é capaz de alguma coisa não correr como o planejado.

Veja o calendário, escolha datas boas para realizar viagens, idas aos parques, visitar parentes, qualquer tipo de atividade que precise ter um investimento financeiro. Veja bem: até mesmo passar o feriado em casa pode ser custoso. Tendo em mente a atividade pretendida, torna-se mais fácil controlar os gastos e economizar durante os demais dias do mês. No caso das viagens, chega a ser essencial ter esse planejamento todo. Há quem diga que, no caso das viagens, o ideal é se programar de 4 a 6 meses de antecedência, para obter passagens, hotéis e pacotes de viagem mais baratos. Planejar nem sempre vai livrar todos das adversidades da vida, mas certamente ajudará a diminuir a possibilidades de acontecerem.

Seja como for, qual for o roteiro, quais forem os planos, aproveite os feriados da melhor maneira possível. Reúna os amigos, visite os entes queridos, tenha momentos memoráveis ao lado da família e de quem ama. Uma folga no meio da correria da vida e sempre bom, então faça ótimo uso dela, desfrute-a.

Deixe sua resposta

Curta nossa página!