Cuidados com a saúde das crianças no verão

04/10/2016

O verão está chegando e nós não ficaremos de fora da diversão, não é mesmo?! E a Pepila não vai deixar de trazer mais conteúdos pensando no bem-estar das crianças, e como o título sugere, hoje veremos alguns dos cuidados principais na hora de levá-las para curtirem o verão.

O chapéu é um ótimo acessório para proteger as crianças

O chapéu é um ótimo acessório para proteger as crianças

Nesta época que só dá praia e as férias estão mais próximas, nada como sair para agradecer o sol e ganhar muita vitamina D. Contudo, muitos ainda caem na crença de que só basta hidratar-se e passar protetor solar, mas será que essas práticas estão certas?

Na verdade estão, mas é importante sabermos que não são só elas as responsáveis pela boa qualidade de vida nesta época de calor. A saúde exige outros cuidados, ainda mais para quem tem as típicas doenças que só aparecem no verão. Então, vamos conferir a seguir alguns cuidados valiosos para termos com as crianças no verão!

 

Proteção

Quais são as medidas de proteção a se adotar? Dos pés a cabeça, para proteger os pequenos de tudo! Confira:

Cabeça

Já falamos aqui sobre a moda primavera para a cabeça, aproveite a dica para deixar as crianças ainda mais estilosas! Não deixe de usar chapéus, bandanas ou bonés, eles promovem uma proteção extra para a visão ficar longe dos raios solares, e ainda protege a cabeça!

Corpo

Nós sabemos que no verão o gasto com repelentes é alto. Então, para a casa prefira os elétricos e para o corpo há as formas em spray e cremes próprias para as crianças, contudo, antes de usar, veja com o médico dermatologista se a criança não tem nenhuma alergia a eles.

Incentive também as crianças a sempre lavarem as mãos! E a separarem os objetos de uso pessoal (na escola, por exemplo), mantendo-os sempre higienizados.

Olhos

O cloro da piscina combinado com a areia da praia, o sal e o mar frequentemente são os que mais podem irritar os olhos dos pequenos. É comum aparecerem inchaços e vermelhidão que irritam os olhos, se isso acontecer, procure um médico, e lave sempre os olhos da criança com água limpa e fria.

 

Óculos de sol protegem a visão das crianças contras os raios solares

Óculos de sol protegem a visão das crianças contras os raios solares

Pés

As crianças são as que mais se movimentam no calor, e não dá para esquecer os seus pezinhos! Prefira os tênis e calçados confortáveis, nada dos modelos de plástico! Pois eles agridem os pés formando bolhas e calos, não esqueça também de passar um bom hidratante para os pés.

 

Alimentação

Ahhhh, o calor e as suas sobremesas: tem sorvete, torta, refrescos e todos os doces mais deliciosos que podemos imaginar! Nada disso é proibido, mas devem ser consumidos com moderação, afinal, não podemos esquecer de que as crianças estão em fase de crescimento e precisando dos nutrientes corretos. Veja como aproveitar melhor a variedade de alimentos no verão:

Os alimentos no verão estragam mais rápido, assim, evite comê-los fora de casa, se puder fazê-los para levar num passeio, por exemplo, melhor ainda! Sempre lave muito bem os alimentos, para evitar uma possível diarreia, que é bastante comum nesta época.

Refrigerantes, gorduras e frituras devem ser substituídos por frutas, legumes, grelhados e suco naturais de frutas.

 

As frutas também ajudam a repor os líquidos no organismo

As frutas também ajudam a repor os líquidos no organismo

 

Quanto à hidratação, uma dica muito importante é: não espere que o seu filho peça água! O ideal é mantê-lo hidratado, oferecendo sucos, chás, água de coco, etc. Estimule também o hábito da criança sempre ter uma garrafinha de água ao seu alcance.

 

Roupas

Os passeios e brincadeiras de verão chegam a ser obrigatórios, e em alguns lugares é quase impossível conseguir ficar só dentro de casa na companhia do ventilador ou do ar-condicionado.

E a escolha das roupas nesta estação também é muito importante! Prefira usar as malhas de algodão, bem como cores claras e peças leves. Nada de pesado ou desconfortável, pois as crianças suam bastante.

 

Lugares

Não menos importantes, os locais que frequentamos com as crianças não devem ser esquecidos! Seja o ambiente de casa ou fora. Atente-se para alguns detalhes: o local deve ser arejado e fresco, e a tão procurada e difícil sombra deve ganhar prioridade!

Mesmo que o sol seja irresistível, tente não expor muito as crianças a ele. Observe quais são os melhores horários.

E em casa? Aproveite o tempo e mantenha as janelas abertas sempre que puder, isso ajuda a arejar e refrescar o ambiente, principalmente os apartamentos, que tendem a ficar muito fechados nos dias de chuva e frio. O segredo é deixar o ar entrar!

E mais uma vez, vale relembrar: dobre a atenção com os lugares para os quais você sai com os pequenos para comer, opte por frequentar locais de confiança, pois as comidas nesta época estragam com maior rapidez e facilidade.

 

Bebês

Separamos um tópico só para eles: os bebês! Mais propensos às doenças do verão, acabam ficando também mais irritadiços. E o que fazer? Os médicos aconselham dar banhos relaxantes durante o dia, dois ou mais dependendo da temperatura.

Um pouco de chá de camomila na água ajuda, mas você pode conversar com o pediatra da criança sobre as melhores opções para isso!

Bebês precisam de cuidado em dobro

Bebês precisam de cuidado em dobro

 

E lembra que falamos sobre esta época ser propícia para os pequenos terem doenças de verão? Então, com os bebês não é diferente! Assim, sempre que receber alguma visita e ela for pegar o bebê no colo, peça para antes disso que a pessoa higienize as mãos, uma boa dica é ter um frasco de álcool gel sempre ao alcance das visitas.

Aproveite bem o verão e a nossa seleção de cuidados para os seus filhos!

E aí, conta pra gente o que você não dispensa no verão para cuidar dos seus filhos, tem alguma outra dica de cuidados para nós? Conte aí nos comentários. E, viva o verão!

Deixe sua resposta

Curta nossa página!