Comidas saudáveis para o verão, confira nossas dicas de alimentação

15/03/2018

No desenvolvimento de uma criança, não é apenas o horário das refeições que conta, mas também o que compõe essa refeição. Com o verão cada vez mais próximo, o cuidado com a alimentação de uma criança deve ser redobrado, pois além do fato do clima ser mais quente, algumas comidas estragam muito mais rápido nessa estação, ocasionando, assim, um desconforto para o pequeno.

Como o verão coincide, na maioria das vezes, com as tão aguardadas férias anuais, viagens são programadas, passeios são agendados e brincadeiras são feitas, a criança acaba por gastar muito mais energia do que gasta habitualmente em dias comuns. Por isso, uma alimentação correta vale muito durante esses dias de calor, pois eles não irão só saciar a fome, mas também mostrar à criança que comidas saudáveis são tão boas quanto as mais gordurosas e que elas amam tanto – mais do que deveriam, diga-se de passagem.

Pepila Moda Infantil

Com a temperatura do dia elevada, a temperatura de nosso corpo eleva junto e, consequentemente, a transpiração também. O objetivo da transpiração é refrigerar o corpo, mantendo-o na temperatura ideal para o seu funcionamento, porém, junto dela, água e sais minerais são eliminados, podendo gerar, às vezes, um quadro de desidratação. Só para você entender, a desidratação é uma das doenças mais comuns que acontecem no verão e é caracterizada pelo fato do corpo ter menos água do que necessita. A condição pode vir acompanhada, ainda, de boca seca, olhos fundos, fraqueza, tontura, dores de cabeça, urina escura e escassa, e é bem mais perigosa quando acomete uma criança.

Para que situações como essa não prejudique as suas férias e as de seu filho, confira abaixo algumas dicas do que você deverá oferecer a ele quando o assunto é refeição saudável.

Pra começar: dicas gerais

Algumas dicas abaixo não são especificamente sobre comidas, mas elas são tão importantes quanto, pois sem elas, o organismo da criança não funciona tão bem quanto deveria, causando alguns sintomas como os citados.

Hidratação é fundamental

Beber muito líquido é praticamente lei nos dias quentes. Ofereça bastante água, sucos naturais e verduras ao pequeno. Outra alternativa bem boa é a água de coco, para que, assim, os refrigerantes e sucos de pózinho sejam eliminados da dieta.

Respeite os intervalos entre as refeições

O intervalo ideal entre uma refeição e outra é de 3 a 4 horas. Caso a criança acorde mais tarde do que o normal, não a alimente direto com o almoço. Dê a ela algo leve como desjejum, como uma fruta, e depois desse intervalo padrão, ofereça a próxima refeição.

Pepila Moda Infantil

Passeios prolongados pedem por um lanchinho

Principalmente em viagens, as refeições acabam saindo do horário habitual, por conta dos inúmeros passeios que a família faz. Por isso, é importante sempre ter disponível um lanchinho na bolsa, caso a criança reclame de fome. Opções como frutas, sucos naturais de caixinha e barras de cereal são excelentes.

Estimule a prática de exercícios

Evite com que seu filho passe o dia todo sentado em frente a TV ou ao computador. Incentive-o a fazer exercícios e praticar esportes, pois com certeza será muito mais saudável do que ficar horas exposto diante de tecnologias.

Opções saudáveis para o consumo da criança

Fazer uma criança comer bem nunca é fácil. Mas lembra daquele artigo que fizemos sobre estimular a prática da criança na cozinha desde cedo? Pois então, isso pode ajudar – e muito – na hora dela comer. Desde pequenas, as crianças são estimuladas a comerem o que é oferecido a elas. Então, se você deseja que seu filho tenha hábitos saudáveis, é preciso oferecer a ele comidas saudáveis.

No início da vida, mais ou menos a partir dos 6 meses, a comida do bebê deve ser muito saborosa, com uma combinação de alimentos que até mesmo o adulto apreciaria. Não se recomenda o uso do sal, pois o ingrediente pode causar hipertensão e problemas renais, e também por conta de que os alimentos já possuem sódio suficientes para suprir as necessidades diárias da criança. Para as papinhas dessa fase, utilize temperos in natura, ou seja, cebola, alho, salsa, cebolinha e outras ervas. Comida que não é bem feita não estimula a criança a comê-la.

Pepila Moda Infantil

Quando as crianças já são maiores, outra gama de opções de comida e quantidades são propostas. Um exemplo é sobre do que a maior parte da alimentação deve ser feita: hidratos de carbono, que devem ser consumidos na faixa de 50 a 60%. Esses hidratos de carbono podem ser consumidos através de alimentos como pães, cereais, farinha, massas, batatas, ervilhas, vagens, lentilhas e frutos secos. Aliás, em se tratando de farinha, a melhor opção será sempre a integral.

Já com relação ao que mais deve ser evitado, são as gorduras – que não podem ultrapassar os 30% do consumo diário. Essas gorduras estão presentes em produtos como manteiga, nata, iogurte, ovo, margarina e diversas gorduras animais.

Outras opções saudáveis que podem ser oferecidas aos pequenos são:

Frutas, vegetais e legumes

Aquela história de que comer frutas, verduras e legumes só faz bem à saúde é a mais pura verdade. Tente apresentar os alimentos à criança de forma cortada, pois assim facilita o manuseio dos mesmos. Dicas interessantes para estimular o consumo por parte dos pequeno é preparar pratos em formatos diferentes, bem coloridos e atraentes. Além disso, espetinhos feitos com frutas, por exemplo, pode chamar muito mais a atenção do que elas simplesmente avulsas.

Carnes

Muitas crianças não gostam muito de carne vermelha, portanto substitua-a por frango ou peixe grelhados. Algumas crianças também se interessam pelo sushi logo cedo, pelo fato do prato ter um formato prático e atrativo.

istock_19398487_xlarge

Tem mais alguma dica de comida saudável para o verão para compartilhar com a gente? Então, envie aqui através dos comentários, pois nós iremos adorar saber!

Referências:

Deixe sua resposta

Curta nossa página!