Brincadeiras entre pais e filhos

30/07/2018

pepila01

Uma das formas mais prazerosas de criar e fortificar vínculos com as crianças é através das brincadeiras. Os pais que se propõem à passar algum tempo com os seus filhos conseguem estreitar os laços com eles – o que não é segredo – e até mesmo os adultos também são beneficiados.
Brincar com as crianças aumenta e tonifica a afetividade e a confiança entre pais e filhos, além de ser um bom ingrediente na luta contra o stress diário da vida adulta. Pais presentes no ato de brincar dos filhos transmitem companheirismo para eles, uma vez que esta é uma das atividades mais praticadas na tenra idade e no decorrer dos anos. Os laços fortalecidos nesse estágio da vida estarão presentes no futuro.
Através das brincadeiras as crianças aprendem a interagir e socializar, se expressar e aprender, a trabalhar a imaginação, e combatem problemas como a obesidade e sedentarismo, além de auxiliar em sua motricidade. Existe também o fator da diversão, é claro. Em síntese, brincar é uma coisa simples de ser feita, cujos benefícios são muitos.
A participação dos pais nestes momentos lúdicos é de extrema importância para a criança, não sendo exclusividade da mãe ou do pai, isso ficou para trás, até mesmo por conta da diversidade que pode existir dentro das famílias. A questão é mostrar-se presente e participativo, seja jogando futebol ou aprendendo a andar de bicicleta, criando casinhas ou brincando com bonecos, homens e mulheres devem participar ativamente das brincadeiras dos filhos para construírem uma melhor relação com eles.
A grande maioria das pessoas possui lembranças de sua infância, momentos de extrema diversão, amor e cumplicidade, que certamente foram benéficas para elas. A escritora Mary Jo Putney disse: aquilo que alguém ama na infância fica no coração para sempre. Brincadeiras com os pais criam memórias indeléveis.
Existem diversas brincadeiras, basta separar um tempo, cair na diversão com as crianças e criar belas memórias em todos os envolvidos. Usar a criatividade é essencial para sempre ter diversas opções para se divertir com os filhos.

pepila02

Brincadeiras para pais e filhos

1. Acampe sem sair de casa
Crianças adoram a sensação dessa aventura. Se a casa não tiver um quintal grande, pode ser dentro do quarto ou até mesmo na sala, o importante é a diversão. Use o tempo para contar histórias, ler, preparar lanches diferentes, enfim, fugir da rotina diária.

2. Faça um piquenique
A maioria das cidades possui parques e praças legais, onde é possível forrar o chão e se deliciar com uma refeição ao ar livre. Além disso, é possível desfrutar de outras brincadeiras, como jogar bola ou andar de bicicleta.

3. Jogos de tabuleiro
Comece pelos mais simples e educativos, faça a criança pegar gosto, e então evolua. Existe no mercado uma infinidade de opções, mas até mesmo para quem não quer gastar, é possível elaborar algo interessante, como um jogo da memória feito à mão, por exemplo. Pais e filhos podem se divertir criando as cartas e assim por diante.

4. Clube da leitura
Separe um tempo semanal destinado a leitura de livros e contos, e estimule a leitura para as crianças, algo essencial na formação humana. Escolha alguns títulos e deixe que os pequenos também selecionem algumas obras, estreitando o contato com a literatura.

5. Bicicleta
As primeiras pedaladas são momentos inesquecíveis na vida dos pais e dos filhos. É uma atividade excelente para a queima de calorias e a luta contra o sedentarismo.

6. O mestre mandou
Uma brincadeira simples, porém muito sadia. Ela desenvolve a linguagem corporal, a imaginação e a concentração. Ideal para quando muitas crianças estão reunidas em um mesmo espaço, que fica ainda melhor com a participação dos adultos. Garantia de boas risadas.

7. Cavalinho
Outra brincadeira simples, prática, e que as crianças adoram. Basta sentar a criança sobre o ombro e deixar que elas vislumbrem o mundo do alto. Pode ser feita durante um passeio pelo shopping, na ida à escola e em muitos outros trajetos cotidianos.

8. Videogames
Os eletrônicos são ótimas formas de diversão e passatempo, principalmente se a escolha do jogo for acertada. Existem diversos títulos voltados ao público infantil. Um único detalhe importante: os pais precisam se certificar de fazer do jogo um meio de interação com os filhos e não apenas uma distração, sem qualquer comunicação ou aproximação.

9. Escolinha
Uma maneira muito efetiva e divertida de começar a ensinar elementos básicos de escrita, alfabeto, números e contas matemáticas simples.

pepila03

10. Cozinha
Embora erroneamente seja vinculado apenas às meninas, cozinhar comidinhas será divertido até mesmo com os meninos. Reúna os ingredientes e auxilie as crianças no preparo de diversos pratos, a maior delícia será a diversão e interação entre pais e filhos.

11. Ensinar
Crianças adoram aprender coisas novas, ainda mais no caso dos seus pais fazerem tais coisas. Pais artistas podem, por exemplo, começar a introduzir seus filhos à arte feita por eles. No caso dos pintores, estimular as crianças a criarem os seus próprios desenhos e pinturas; pais músicos podem aproximar seus filhos dos instrumentos já dominados por eles – ou até mesmo aprenderem juntos. Seja hobby ou profissão, repassar o conhecimento às crianças fortalece os vínculos entre pais e filhos, e os deixarão cheios de histórias para contar.

12. Futebol e esportes em geral
O incentivo ao esporte também traz diversos benefícios às crianças, independentemente da modalidade. Futebol, basquete, vôlei, entre tantas outras opções, basta escolher uma e aproveitar.

13. Pipa
Diversão garantida e sem necessidade de muitos gastos. Até mesmo a construção de uma pipa pode ser bem aproveitada entre pais e filhos. Basta escolher um lugar seguro e um dia com ventos fortes para tornar a brincadeira agradável e prazerosa.

14. Bolhas de sabão
Uma brincadeira simples, porém encantadora aos olhos das crianças menores. Ideal para fins de semanas em lugares abertos, como praças ou parques.

15. Esconde-esconde
Utilizar a casa e o quintal para promover um esconde-esconde rende uma boa aventura. Ideal para quando a criançada estiver toda reunida em um mesmo local.

Deixe sua resposta

Curta nossa página!