Brincadeiras e Atividades para os dias de chuva

07/07/2017

Chegaram as tão esperadas férias, com elas também chegou o frio e consequentemente, alguns dias chuvosos. As crianças costumam ficar aborrecidas durante os períodos de chuva, ainda mais se estiverem de férias. Porém, chover não precisa ser sinônimo de tristeza ou preguiça, é possível aproveitar os dias, mesmo que dentro de casa, com brincadeiras e afazeres divertidos e saudáveis.

Para aqueles que não querem recorrer a lugares com proteção climática, sempre existirá a opção de aproveitar o tempo em casa para brincar com as crianças. Elas precisam gastar suas energias acumuladas, então, nada de deixar o tempo chuvoso estragar as férias e trazer o sedentarismo para a vida da família.

A seguir, a Pepila pesquisou e elaborou uma lista com algumas brincadeiras e afazeres interessantes para os tempos de chuva, para não deixar a melancolia e preguiça de dias assim chegar e pegar todos desprevenidos. Muitas das brincadeiras e atividades citadas precisam de coisas mínimas ou nada além da criatividade para acontecerem. Pais criativos ajudam no desenvolvimento da criatividade e imaginação de seus próprios filhos, lembre-se disso antes de preferir passar um dia todo deitado, sem fazer nada.

Brincadeiras e atividades para os dias de chuva

1) Ouvir música

Você sabia que ouvir música auxilia no desenvolvimento dos bebês e das crianças? A harmonia possui um efeito estimulante para a audição e fala, além da melhora no desenvolvimento afetivo e da coordenação motora. Também é um forte aliado para o aprendizado de línguas e palavras. E, claro, não podemos nos esquecer dos benefícios que a criança terá para desenvolver-se no âmbito intelectual. Dias frios e chuvosos são excelentes para deitar com o pequeno sobre as cobertas e passar algum tempo na presença da música e das reações da criança. Serão momentos divertidos, emocionantes e inesquecíveis.

2) Casinha

Nunca subestime o poder da clássica brincadeira de montar uma casinha e tampouco pense que ela se restringe apenas às garotas. Dias chuvosos e frios são ótimos para estender o tapete no chão e, utilizando cobertores, lençóis e travesseiros, criar palácios fortificados ou simplesmente uma cabana no interior de uma floresta de gelo — o faz-de-conta, o mundo da ficção, não têm limites, e esta é uma das formas mais gostosas de passar algum tempo com os filhos, estimulando-os a soltarem a imaginação. A brincadeira pode render muitas lições sobre a sociedade, ensinar boas maneiras de ver o mundo e até mesmo a divisão de afazeres. Seja qual for o estilo da aventura, no mínimo, a criatividade dos pequenos será trabalhada.

3) Jogos de tabuleiro

Jogos de tabuleiro são um convite à imaginação. Oferecem uma vasta gama de possibilidades e divertimentos, possuem os mais variados estilos e mecânicas, desde adivinhação à estratégia. Todos eles são sinônimos de diversão garantida, auxiliam no desenvolvimento das crianças e são essenciais à criatividade e aprendizado. Aqui também podemos destacar brincadeiras como o jogo da memória e o quebra-cabeças. Alguns dos jogos de tabuleiros mais clássicos são: Dama, Xadrez, Jogo da Vida, Banco Imobiliário, Munchkin, entre outros.

4) Livros para colorir

Não pense que a onda de livros para colorir que invadiu as livrarias nos últimos tempos é apenas para os adultos. Atualmente é possível encontrar os mais variados livros para colorir, esta atividade é muito interessante para passar algumas horas com as crianças. Monte um estoque com lápis de cor, giz de cera e até mesmo guache, caso não tenham livros desse estilo em casa, liberte a imaginação e desenhe, para depois colorir. Pintar ajuda no desenvolvimento das crianças, na criatividade, na concentração, no conhecimento de cores e na coordenação motora. A expressão através da pintura e desenhos alivia a carga psicológica das crianças e isso traz benefícios para o corpo como um todo.

5) Leitura

A leitura por si só traz inúmeros benefícios para as crianças, como já falamos sobre ele no artigo A Importância da leitura e dicas de livros. Mas ela pode ser ainda mais divertida e até mesmo pode ser unida a outras brincadeiras, como, por exemplo, a brincadeira de casinha. Separe um tempo para lerem dentro da casinha ou cabana, leia em voz alta com as crianças, interpretando os personagens das histórias ou realize uma espécie de dramatização dos livros.

6) Videogames e Filmes

Claro que essa será a opção de muitas crianças atualmente, no entanto, é interessante não deixar que as crianças fiquem o dia todo em frente à TV, assim, estimulando outras atividades no decorrer do dia. O que também não quer dizer que devemos ser contra a passar algumas horas entretidos com algum jogo educativo ou filme interessante, afinal, nada melhor que passar algum tempo sob as cobertas com um balde de pipoca em mãos, certo? Pode-se criar sessões especiais, com desenhos ou filmes relacionados por um mesmo tema.

7) Caça ao tesouro

Elabore pistas, crie uma história intrigante, esconda os tesouros e deixe a criança lidar com o mistério. É uma das brincadeiras mais divertidas para se fazer em dias de chuva. Pode ser feita até mesmo na falta de energia elétrica e não precisa de nada além da imaginação por parte dos envolvidos.

8) Cozinhar

Em dias de chuva nada melhor que… bolinho de chuva! Cozinhar pode ser uma grande diversão e uma ótima opção para os dias chuvosos e frios. Preparar pães, bolos ou qualquer coisa na qual as crianças possam colocar as mãos na massa, divertirem-se e aprenderem. Certifique-se apenas de estar sempre por perto, auxiliando e também de olho para que não ocorram acidentes.

Outras ótimas brincadeiras: o jogo da velha, stop, mímica, dançar na sala, esconde-esconde, telefone sem fio, passar o anel.

Lembre-se: dias chuvosos e frios não precisam ser necessariamente dias melancólicos e cheios de preguiça, também podem ser um momento propício à diversão em companhia de pais e filhos.

Deixe sua resposta

Curta nossa página!