As férias estão chegando, e agora?

30/10/2017

O final do ano já está quase aí e as férias escolares também. Muitos pais acabam se programando para tirar as férias junto com as dos seus filhos, porém muitas vezes isso não é possível. Independente do que aconteça, as férias são feitas de dias perfeitos para a criançada se esbaldar de tanto brincar e também de aprender – por que não? Não tem problema algum o pequeno querer um tempo longe da matemática ou do português, mas vamos combinar que não se tira férias da leitura e da escrita, certo? Então, o primeiro passo que os pais devem dar é o de sentar junto aos seus filhos para planejarem como os horários livres serão preenchidos. Mas nada de obrigá-los a estudar, ok? As férias são feitas para canalizar a energia das crianças em outros lugares além dos estudos.

Pepila Moda Infantil

Pode ter gente que discorde, mas o ócio é importante na vida de qualquer pessoa. Isso acontece porque, assim, a criatividade dela será desenvolvida em outros ramos, mesmo não aparentando isso em um primeiro momento. Portanto, por conta disso, separamos algumas dicas de como entreter uma criança durante todo o seu período de férias. Acredite, são várias as opções! Vamos lá?

Tecnologias diversas

Não vamos negar que a TV, o computador ou o tablet serão as primeiras opções de diversão das crianças. Afinal, esses aparelhos tem tudo para entretê-los, correto? Errado! Como as férias de verão normalmente duram de 1 a 2 meses, até mesmo as crianças irão enjoar de ficar em cima deles durante todo esse tempo. Além disso, o uso excessivo da tecnologia, faz mal à saúde não só delas, mas de qualquer pessoa.

Nós já tratamos desse assunto aqui no blog, mas não custa reforçar. A tecnologia é um excelente avanço para os dias atuais, porém, quando se trata de crianças que a utilizam, se faz necessária um monitoramento cauteloso. Isso se deve ao fato de que doenças associadas ao excesso de uso existem de verdade e temos a certeza de que nenhum pai quer ver o seu filho doente. Ainda mais nas férias – que é praticamente sinônimo de alegria.

Colônia de férias

Você não conseguiu programar suas férias junto da dos filhotes e fica preocupado em deixá-los sozinho em casa enquanto precisa trabalhar? Sem problemas! Várias empresas e escolas oferecem colônia de férias para você deixar os pequenos se divertindo lá enquanto corre com os seus afazeres. Todo mundo sai ganhando, pois a criança além de se divertir, também irá conhecer novas pessoas, enquanto você poderá trabalhar sem maiores preocupações.

Viagem para casa de parentes

Caso a sua família possua parentes que morem na praia e/ou no campo, que tal conversar com eles para que possam receber o seu filho por alguns dias? É claro que nenhum pai gosta de ficar longe da sua cria, mas criar esse tipo de liberdade é fundamental também para a criança. Além de estreitar laços com outras pessoas da família, ela também terá a chance de conhecer um novo lugar e poder contar aos amigos na volta das férias.

Oficinas de artesanato

Pepila Moda Infantil

Pode parecer estranho, mas já adiantamos que não é. Independente da idade que tenha, toda criança adora se sujar e fazer bagunça, pois ali no meio é encontrada uma maneira única de diversão que não se encontra em qualquer outro lugar. Por isso, verifique se há na sua cidade algum lugar que ofereça esse tipo de oficina. Lá, a criança poderá aprender a modelar argila ou confeccionar brinquedos a partir de sucata.

Cozinhe em família

Muitos pais ficam receosos de inserir as crianças na cozinha muito cedo. Mas, como já falamos aqui no blog também, o ato de cozinhar ajuda – e muito – em seu aprendizado. Separe algumas receitinhas gostosas para você preparar junto de seu filho, como biscoitos, pizza ou bolo e você vai ver como ele se sentirá um verdadeiro master-chef! Afinal, cozinhar também pode ser como uma brincadeira para o pequeno.

Sessão pipoca

Pepila Moda Infantil

Nem sempre você irá conseguir levar o pequeno ao cinema, nós sabemos disso. Mas por que não fazer uma rodada de filmes em casa mesmo?  O programa será super divertido, atendendo expectativas tanto do filho quanto do pai, e ainda dá a chance da criança de tomar a decisão de qual filme assistir.

Nessas horas, agradecer a tecnologia é inevitável, certo? Até porque ela une o útil ao agradável, gerando bem estar a todos os envolvidos. Então, prepare a pipoca e boa sessão!

PS: separamos 7 filmes infantis que a criançada irá adorar! 😉

Festa do pijama

Como férias é sinônimo de diversão, também está liberado convidar os amiguinhos de seu filho para uma festa do pijama na sua casa. Além deles poderem fazer diversas atividades juntos – como muitas das já citadas nesse artigo -, você terá a chance de conhecer as pessoas com quem o seu pequeno convive. Vai ser muito bacana!

Faça visitas a lugares novos

Por mais que as escolas vivam promovendo excursões ou visitas educativas a museus – ou outros lugares do tipo -, juntar a família toda para ir ao zoológico ou a um parque pode ser bem legal. Combinem um dia que seja bom para todos (no caso dos pais) e bom divertimento!

Brincadeiras clássicas

Nem só de jogos eletrônicos vive o homem.  E é por isso mesmo que estimular a imaginação e a coordenação das crianças através de brincadeiras como “O mestre mandou”, “Esconde-esconde” e “Caça ao tesouro” é super importante. Enquanto elas veem o mundo de outra maneira, você tem a chance de repassar conhecimentos presentes em diversas gerações para o seu próprio filho.

Pepila Moda Infantil

Curtiu as nossas dicas? Tem alguma outra? Então deixe aqui nos comentários que nós vamos adorar conhecer!

Referências:

Deixe sua resposta

Curta nossa página!